BREVIÁRIO

PRÁTICAS ESPIRITUAIS
-
Oração e Terço diários
A oração consiste em elevar a alma a Deus ou em pedir a Deus bens conformes à Sua vontade. Ela é sempre um dom de Deus que vem ao encontro do homem. A oração cristã é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o Pai infinitamente bom, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo que habita no coração daqueles.
​
-
Leitura Orante da Palavra diariamente
A Sagrada Escritura dá sustento e vigor à vida da Igreja. É para os seus filhos firmeza da fé, alimento e fonte de vida espiritual. É a alma da teologia e da pregação pastoral. Diz o Salmista: ela é «lâmpada para os meus passos, luz no meu caminho» (Sal 119,105). Por isso, a Igreja exorta à leitura frequente da Sagrada Escritura, uma vez que «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (S. Jerónimo).
-
Adoração semanal ao Santíssimo Sacramento
A adoração é a prostração do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador três vezes santo.
-
Ato de caridade mensal
Além disso, a fé é certa porque fundada sobre a Palavra de Deus; é operante «por meio da caridade» (Gal 5,6);
-
Confissão Trimestral
Os efeitos do sacramento da Penitência são: a reconciliação com Deus e portanto o perdão dos pecados; a reconciliação com a Igreja; a recuperação, se perdida, do estado de graça;
​
ORAÇÕES DIÁRIAS
-
Inspirai Senhor
-
Inspirai Senhor as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e para vós termine tudo aquilo que fizermos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
-
-
Magnificat
-
Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito ; exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. Amém.
-
-
Consagração a Santíssima Virgem Maria
-
Eu te escolho hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, por minha Mãe e minha Rainha. Eu te entrego e consagro, com toda submissão e amor, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e, também, o valor de minhas boas ações passadas, presentes e futuras. Concedo-te inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção, segundo tua boa vontade, para maior glória de Deus. Amém.
-
"Louvado seja o Coração de Jesus,
para sempre no Coração de Maria"
​
​
LEITURA ORANTE DA PALAVRA
Use o roteiro da Liturgia Diária para manter a unidade com a Igreja.
Reserve alguns minutos todos os dias para esta prática.
Fazê-la preferencialmente pela manhã, através do método da Lectio Divina com Bíblia, caderno e caneta na mão.
Escolha ao menos uma das leituras da liturgia diária para fazer a meditação do dia: 1ª leitura, Salmo, 2ª leitura ou Evangelho.
Oração Inicial:
-
Inspirai Senhor
-
Oração do Espirito Santo (espontânea)
-
Leitura da palavra
Recomenda-se, após este momento, eleger um pequeno trecho mais específico para manter a meditação ao longo do dia.
​