NOSSA HISTÓRIA
Em 1993, alguns jovens conquistados pelo amor de Deus através do Movimento Jovem TLC (Treinamento de Liderança Cristã) uniram seus talentos para servir ao Senhor e a sua Igreja através da música.
Assim nasceu a Banda Sacramentos, cuja missão principal era animar as reuniões e retiros do grupo TLCista "Um novo Caminho", da Paróquia Santo Antonio em Mogi Guaçu-SP.
O tempo foi passando e novos jovens chegavam a banda para dar continuidade a missão. Ao longo desses anos, não foram poucas as pessoas que se envolveram e se dedicaram a esta causa. Muito trabalho foi feito até que em 2008 os integrantes da banda perceberam que a renovação se fazia necessária!
Mas então, o que fazer? Deixar para trás esta história, começando algo novo ou fazer algo novo edificado neste sólido alicerce construído ao longo de tantos anos?
Pois bem, a decisão foi tomada. Como confirmação da decisão acertada, novas bandas surgiram, ocupando o ofício da Sacramentos no TLC. Assumiu-se então o nome "Ministério Sacramentos", com o desejo de tornarmo-nos sinais visíveis do amor e da misericórdia de Deus. Colocados a disposição do Pároco Pe. Denilso Secco, aceitamos com amor e devoção o maior compromisso: A Santa Missa.
A partir do intenso desejo de celebrar ardentemente a cada milagre Eucarístico, novas necessidades foram surgindo e o desejo de lançar-nos a águas mais profundas evidenciou ser indispensável estarmos juntos e em oração.
Na quaresma de 2010 iniciou-se a prática da oração do Santo Terço. Batizado de "Sacraterço" e tornando-se um apostolado.
Em pouco tempo a devoção ganhou novos adeptos, se estendendo para outras casas onde se era solicitado e nas praças da cidade. Impelidos ao apelo do Santo Padre, de evangelizar através das redes sociais, passamos também a transmitir essas orações pela internet, atendendo e rezando pelos pedidos da comunidade e dos internautas.
Em 12 de setembro de 2011, enquanto ministrávamos em um encontro vocacional, em uma visita ao Santíssimo Sacramento, o Senhor incendiou nosso coração com o desejo ardente de servir, e lançar-se sem medo, a caminhar entre as águas (Mt 14, 22-33). Não imaginávamos, mas naquele momento o Senhor nos fazia enxergar um pouco do carisma Sacramentos, mesmo que ainda não claramente. Então nascia a Comunidade, aos pés do mais precioso tesouro.
Em dezembro de 2011, nos encontrou a palavra "Sai da tua Terra e vai para o lugar onde eu te indicar" (Gn 12,1). Chamados ao desprendimento, fomos enviados pelo Padre Denilso Secco em missão as Paróquias onde pudéssemos Evangelizar.
Sob um período de provações e renúncias, sob providência, recebemos como diretor Espiritual o Padre Anderson Daniel Lopes, da Paróquia de Santa Edwiges-MG, ao qual servimos e obedecemos.
Durante o ano de 2015, fomos impactados pela saída de alguns membros e era preciso que buscássemos auxílio para discernir de forma mais clara nossa fundação, carisma, missão e identidade.
Sob a providência divina, que ouve a cada oração, fomos assistidos, e nos tornamos parte, do conselho das Novas Comunidades de nossa diocese, onde fomos apresentados a outras Comunidades, ouvimos suas histórias de fundação e discernimento e foi possível entender o chamado que o próprio Cristo nos fez em 2011.
Muitas missões aconteceram e muitos frutos foram colhidos até que em 2017 fizemos nosso primeiro compromisso temporário de membros, no dia da Anunciação do Verbo, sob missa solene, presentes nosso diretor espiritual Padre Anderson e nosso assessor das novas comunidades Padre André Passos, que vinha em nome de Dom Emídio Vilar (Bispo), dizer publicamente que a Igreja acolhia nosso carisma e que naquele momento faríamos nossos primeiros vínculos.
No mesmo ano abrimos nosso primeiro caminho vocacional, acolhemos novos irmãos para viverem conosco o discernimento sob o carisma Sacramentos.
Iniciávamos uma nova fase, precisávamos de uma sede, até esse momento todos os compromissos da comunidade eram realizados em nossas próprias casas, de nossas famílias ou em capelas que emprestávamos para sediar encontros e convivências. Mas em Dez/2018 assumimos o aluguel de uma casa no bairro Bela Vista em Mogi Guaçu, no território vizinho da paróquia do Padre Anderson (nosso diretor espiritual)
Foram tempos muito felizes naquela casa alugada, uma boa casa, grande, onde haviamos sonhado com a capela, mas ainda sem condições de tê-la de maneira permanente. Jesus Eucarístico ia nos "visitar" apenas quando promovíamos algo no fim de semana e assim ali estava Jesus na eucaristia em nossa capela.
Nesta casa, que carinhosamente chamamos de SacraHouse, não imaginávamos que nela seria o cenário da parada cardíaca de um de nossos fundadores Jabá (Carlos), e providencialmente a casa estava bem próxima da Santa Casa onde o Jabá foi socorrido a tempo.
A família crescia, assim se fez novamente em 2019 com novos irmãos e 2020 com mais novos irmãos, mesmo sob a tão impactante pandemia mundial.
Em 12/Out/2021 a Comunidade funda sua nova sede, ou carinhosamente chamada de SacraHouse, nossa nova casa de convivência, no bairro Desmembramento Kamel, próximo a Padaria Almira, uma casa simples, onde Jesus passa a morar conosco de maneira permanente, é uma simples casa de oração, construída por seu Wilson Jordão (antigo morador já falecido, onde morou sua vida toda com sua esposa Dona Dirce e seus 3 filhos), ou seja, uma casa de família, lá se tornou a nova SacraHouse.
Nesta casa a vida fraterna se fez ainda mais fecunda e refizemos nossa aliança ao carisma. Para este local, a comunidade assume a compra desta casa, deixando o aluguel da primeira sede, para mensalmente honrar com as parcelas de um financiamento planejado em 30 anos.
Neste mesmo período, no dia 26 de Junho de 2022, dia de São Josemaria Escrivá, fazíamos a primeira assembleia de fundação da Associação Comunitária Nossa Senhora Rainha dos Corações, uma associação privada de fieis, com ela ganhávamos um teor jurídico, uma formalização com CNPJ e conta corrente para que a Comunidade se fundasse juridicamente e assim pudesse, de maneira transparente, seguir com obediência as recomendação da Diocese para as Novas Comunidades. Na mesma ocasião o Estatuto Jurídico fora aprovado por nós conselho e posteriormente aprovado pelo setor jurídico da Diocese, sob aceitação do Bispo local Dom Vilar.
Em 2022 uma nova turma de vocacional se inicia, novos integrantes quem vem de coração aberto ouvir o que o Senhor tem a falar.
Tal como 2024, nova turma vocacional, o Senhor nos socorre em nossas necessidades, sejam fraternas, sejam nas obras, onde Deus concede novos dons, irmãos que vivem conosco o conhecer do carisma dia após dia.
Entre o fim de 2024 e início de 2025, o feliz ano onde tivemos a graça de acompanhar 5 casais da comunidade ficarem grávidos ao mesmo tempo, são pequenos sinais que mostram a fecundidade do carisma não apenas na fecundidade humana, mas também através dela, a fecundidade da obediência de vivermos abertos a vida e termos como missão fundamental, fortificar os valores cristãos na família e na vida.
Em março de 2025, 6 novos irmãos dizem SIM ao chamado de Jesus andando sobre as águas, dizem SIM a Igreja através do carisma Sacramentos, na solenidade a Anunciação do Verbo, todos os atuais membros renovam seu chamado, novos membros fazem seu primeiro vínculo no carisma, e nossa turma de vocacionados se torna pré-discipulados, uma turma bem arteira e feliz, que enche nossos tempos fraternos de alegria e assim renova a alegria de todos ao Serviço.
*continua...
A Comunidade Sacramentos anseia pelo Céu e acredita que seus membros, dispostos e abertos a viverem em comunidade, terão o auxílio necessário para alcançá-lo se assim viverem intensamente o carisma desejado por Deus para essa Comunidade.
























