Planejamento Familiar e o método Billings
- Ligia Accierini - membro da Comunidade
- 4 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

O planejamento natural da família é uma opção de vida, é a busca de algo que transforme, que vivifique, que dê sentido e razão, e parte do principio da dignidade de toda pessoa e da sua busca e direito à plena realização e a sua dimensão mais pura, sublime, sua essência.
Daí decorre a descoberta e valorização de uma sexualidade plena, de um investimento em saúde, de uma abertura ao outro e à participação social e comunitária, de uma abertura à geração responsável de nova vida.
O Método de Ovulação Billings (MOB) é um método natural de planejamento familiar cientificamente bem estudado e desenvolvido, não se tratando mais de algo empírico, e duvidoso. Foi desenvolvido pelo casal Billings, médicos cientistas que juntamente com a sua equipe organizaram uma metodologia para identificar os sinais e sintomas de fertilidade no ciclo feminino.

O MOB correlaciona os eventos fisiológicos do ciclo reprodutivo feminino com observações feitas na vulva, principalmente pela mudança de sensações e visualização do muco cervical, reconhecendo assim períodos inférteis e férteis.
Ele pode ser utilizado em qualquer fase da vida reprodutiva da mulher, desde a menarca (primeira menstruação) até o climatério (menopausa), não importando se há ciclos regulares ou irregulares, esteja amamentando ou qualquer outra situação. É aplicável em todas as condições e circunstâncias socioculturais, inclusive em mulheres cegas ou analfabetas. É um método de fácil aprendizagem e muito seguro, desde que seja bem realizado, por esta razão recomenda-se auxílio de um instrutor habilitado.
Este método reforça a espiritualidade conjugal, a autoestima da mulher, a responsabilidade compartilhada entre o casal, o respeito mútuo, o autocontrole (castidade), auxilia no desenvolvimento de outras formas de expressar a sexualidade, além de melhorar a comunicação entre o casal, aumentar a harmonia e estabilidade conjugal, e por fim, há o respeito à vida em todos os seus estágios.
Alguns links que podem ajudar a entender melhor esse método: