QUARESMA - QUERO VIVÊ-LA MAIS INTENSAMENTE.
- Fernando Vilaronga - Fundador
- 4 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Caro Irmão, Salve Maria!
A Quaresma é um tempo de preparação, a Igreja nos propõe que vivamos esse tempo inspirada nos 40 dias em que Jesus esteve no deserto e lutou contra o demônio, contra a tentação proposta pelo inimigo, para que Jesus, Deus Filho fosse vencido por sua própria humanidade e os limites que um ser humano naturalmente possui, apresentando a Ele tentações de limites humanos que nós mesmos vivemos no nosso dia a dia.
Jesus foi tentado na fome, no temor a Deus Pai, no poder que Ele mesmo possui, mas que como Deus filho encarnado optou em obedecer e não se curvar a qualquer outro deus, senão a Deus Pai, nosso Senhor.
E Jesus o faz ancorado nas escrituras e a cada tentação, Jesus possuia um ensinamento que desarmava o encardido pois seu espírito se juntava cada vez mais a Deus Pai nesse exercício dos 40 dias.
E é justamente o que a Igreja nos pede a viver nos nossos 40 dias de quaresma, que possamos usar do que Ela chama de REMÉDIOS CONTRA O PECADO.
O JEJUM
É o primeiro deles, o Jejum de alimento principalmente, em combatermos uma porta de entrada ao pecado que é a GULA. Em muitas pessoas o descontrole emocional, afetivo e psicológico tem como válvula de escape nesse pecado e abre brecha pra vários outros pecados.
Atenção, esse exercício não está fundamentado em passar fome, mas em passar vontade, é a vontade que temos que combater, a fome é um sensor fisiológico que indica que nosso corpo precisa de energia pra continuar funcionando, mas nosso corpo não é tão exigente assim de precisar da melhor e mais saborosa de todas as comidas quando está com fome. Ou mesmo pular uma refeição, como também é proposto, e ter que lidar pacientemente com um mau humor até que chegue o horário da próxima refeição. Essa é a proposta, lidar com as reações do corpo de dar a ele apenas o necessário e não tudo o que ele quer, essa é a proposta.
A ORAÇÃO
Como dizia Santo Agostinho, oração é a força do homem e a fraqueza de Deus, isso não tira a onipotência de Deus, mas Ele ouve nossa oração, e aquele que pede recebe, e aquele que pede insistentemente recebe ainda mais, não é a toa que nós rezamos o terço e pedimos 53 vezes nas Ave-Marias, "rogai por nós pecadores", a oração é a insistência do homem e que por misericória é atendido pelo Deus que é a fonte da caridade.
Santa Monica pediu mais de 20 anos pela conversão de Santo Agostinho, e veja a importância que Santo Agostinho hoje tem a nossa caminhada de Fé.
A ESMOLA
Ou caridade, mais do que aquele centavo que damos no faról, a esmola é o desapego do dinheiro, é o abster de algo que nos contemos de comprar e ajudar alguém que precisa ou que é menos favorecido.
O ter dinheiro, que é necessário para sobrevivermos, é algo que nos coloca em risco de viver por ele, como escravo, viver pensando em tudo que devemos fazer para ter mais dinheiro ou guardar mais dinheiro, e nos tornamos egoístas à ponto de ter a possibilidade de ajudar alguém e optar em não ajudar, por pura opção em acumular.
O dar esmola, assim como o Jejum e a Oração, é um exercício que nos torna mais amáveis e mais caridosos.
Em resumo, a vivência mais intensa desses 3 remédios, é como um exercício de um atleta, quanto mais ele treina mais veloz ele fica, quanto mais nós treinamos, mais velozes nós estaremos na corrida contra o pecado, rumo a santidade
Que a Virgem Fiel nos ajude e que tenhamos a graça de uma santa quaresma.
Deus te abençoe
* fonte da imagem: dominnus.wordpress.com