Semana Santa: Qual o significado de cada dia?
- Carolina Ignácio
- 13 de abr.
- 3 min de leitura
A Semana Santa é um tempo de grande reflexão para a Igreja Católica, sendo marcada por celebrações que recordam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Cada uma dessas celebrações ao longo semana possui um significado especial, assim, para bem viver essa semana é necessário compreender cada dia.
Tudo tem início com o Domingo de Ramos, que nesse ano ocorre no dia 13 de abril. Nesse dia os fiéis recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Ele foi acolhido pela multidão com ramos de palmeira e todos entoavam: "Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor". Esse dia marca o início da Semana Santa, ressaltando a realeza de Cristo, que, mesmo sendo aclamado como rei, escolheu a humildade e o serviço, demostrando isso, ao fazer sua entrada em um jumentinho. A procissão de Ramos é um gesto de fé e esperança, que coloca Jesus como Salvador.
Na Segunda-Feira Santa, lê-se o Evangelho de São João, que trata da chegada de Jesus à Betânia, seis dias antes da Páscoa, momento esse em que visitou seus amigos e anunciou que sua hora havia chegado.
Durante a Terça-Feira Santa, a mensagem é sobre a Última Ceia, ressaltando a entrega de Cristo como ato de glorificação de Deus, antecipando os eventos que ocorrerão na Quinta-feira Santa.
Já na Quarta-feira Santa acontece a “Procissão do Encontro”, onde os homens carregam a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres levam a imagem de Nossa Senhora das Dores, isso partindo de diferentes pontos, assim, culminando no doloroso encontro entre Mãe e Filho, acompanhado do "Sermão das Sete Palavras".
Na Quinta-feira Santa celebra-se a Instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. É um momento que trata da entrega de Cristo em forma de pão e vinho, significando o Seu corpo e sangue que serão sacrificados na cruz. Além disso, realiza-se o rito do lava-pés, que simboliza o serviço e a humildade que devem guiar a vida cristã. Nessa celebração, também acontece a bênção dos santos óleos (Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos), que serão usados durante todo o ano pelas Paróquias.
Já a Sexta-feira Santa tem como foco a Paixão e morte de Jesus Cristo. Neste dia, os fiéis revivem os passos do calvário, meditando sobre o sacrifício supremo de Cristo pela redenção da humanidade. Dessa forma, esse é um dia de silêncio, jejum e oração, marcado pela adoração à cruz, que representa o amor imenso de Deus pela humanidade, desse modo, às 15 horas todos os Católicos vão até suas Paróquias para viver esse momento.
O Sábado Santo ou como também é conhecido, Sábado de Aleluia, é um momento de espera e contemplação, lembrando o repouso de Jesus no sepulcro. A Vigília Pascal é realizada à noite, tendo início com toda a Igreja apagada, acontece a benção do fogo e a preparação do Ciro, após os primeiros ritos, segue repleta de luzes, cânticos e composta de uma catequese profunda e bela, simbolizando a vitória de Cristo sobre a morte.
Por fim, o Domingo de Páscoa é o ápice da Semana Santa, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia representa a esperança renovada e a promessa da salvação. Os fiéis se reúnem em alegria e oração, proclamando que "Cristo ressuscitou", reafirmando sua fé na nova aliança com Deus.
Com isso, cada celebração da Semana Santa é uma oportunidade de mergulhar na história da fé cristã, experimentando a profundidade do amor de Deus. É um tempo de reconexão com os valores centrais da fé e de preparação para viver plenamente os ensinamentos de Jesus Cristo.
Para tando, cabe ao Católico entender que a Semana Santa não é uma escolha, entre querer participar ou não, a Sexta-feira Santa não é um feriado, mas sim um momento de viver a verdadeira fé, assim, todos os Católicos devem participar da Semana Santa em suas Paróquias.
Referência bibliográfica:
CANÇÃO NOVA. Semana Santa, a semana das semanas. Disponível em:<https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/semana-santa-a-semana-das-semanas/>. Acesso em: 07 abr. 2025.
MINHA BIBLIOTECA CATÓLICA. Semana Santa: história, celebrações e preparação. Disponível em:<https://bibliotecacatolica.com.br/blog/espiritualidade/semana-santa/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=AQ+|+PMAX+|+COLD+|+Biblia&campaign_id=21847072998&adgroup_id=&ad_id=&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwzMi_BhACEiwAX4YZUOHhymoqqAIKD5xuoFbrhVc8wbMkSSZmIhkOPcr5dkpMc9S5uuVhpRoCG-oQAvD_BwE>. Acesso em: 07 abr. 2025.
Crédito da Imagem: Stock
Pesquisa e produção: Carolina Ignácio - Membro da Comunidade Sacramentos / Bruno Oliveira - Membro da Comunidade Sacramentos.
Data da publicação: 13/04/2025.

Comments